Anime - Comemoração de Zillion 34 anos
- Augusto
- 12 de abr. de 2021
- 4 min de leitura
APC - Comemoração de Zillion anime faz 34 anos, super nostálgico para quem assistiu em sua infância, mas muito bom para os tempos de hoje vale muito a pena conferir esse anime de 1987.
Zillion, cujo título original completo é Akai Kōdan Zillion, é um anime originalmente transmitido entre 12 de abril a 13 de dezembro de 1987 pela Nippon Television, no Japão. Foi produzido pela Tatsunoko Production em parceira com a Sega.
No século XXIV, a humanidade avança com a colonização da Via Láctea. A colônia humana mais bem sucedida é no planeta Maris, considerado uma segunda Terra por sua semelhança com o planeta natal. Em 2387, Maris passa a sofrer a invasão de uma raça alienígena, os nozas, interessada em expandir seu império galáctico. De início, os humanos têm muita dificuldade para derrotar os nozas, resistentes ao armamento convencional. Rapidamente, os nozas conquistam um terço de Maris. Quando a situação começa a piorar para os humanos, surgem três pistolas que disparam um feixe de energia vermelho capaz de destruir os nozas instantaneamente. O exército de Maris cria então uma força de elite, chamada White Nuts (Howaito Nattsu?), White Knights nas traduções estadunidense e brasileira, composta por três jovens que usarão essas pistolas para salvar a civilização humana em Maris.
Light Phaser, pistola de luz do Master System, tem design igual à primeira versão da zillion no anime, que por sua vez baseou-se no design do brinquedo homônimo de lasertag da Sega.
As pistolas zillion teriam sido enviadas por uma entidade superiora. Ao longo do seriado, explica-se que a energia das pistolas vem de um cristal chamado "zillionium" (zillion-newmer, na dublagem brasileira). O zillionium encontrado pelos humanos em Maris é armazenado em grandes tanques pelo Exército. Não foi dominada ainda a técnica para reproduzí-lo; por isso, a quantidade de zillionium é limitada e reduz à medida que é usado como munição pelas pistolas zillion. O zillionium assemelha-se a um rubi e emite um brilho avermelhado e leve calor. Os primeiros a descobrir o poder desse cristal foram os antigos habitantes de Maris, há muito desaparecidos e cuja capital chamava-se Zillios.
Apenas os White Nuts têm permissão para manusear as zillions e têm ordens para nunca deixa-las cair em mãos inimigas, destruindo-as se necessário. Após J.J. destruir sua própria zillion para salvar Apple e Eimy de Ricks, Dable refaz as pistolas, passando a ter aparência e funcionamento distintos. Até então, a Academia de Ciências de Maris já havia dominado todo o sistema interno das pistolas, à exceção do funcionamento da caixa-preta. Por isso, não há meios de produzir novas zillions.
Os protagonistas da série formam o grupo de elite do exército de Maris, os White Nuts. São os únicos permitidos a manusear as pistolas zillion. Os combatentes foram escolhidos por meio de um programa de computador e são liderados por Gordon. Estão constantemente em treinamento em um simulador e residem no quartel-general do Exército, próximo à capital de Maris, Hope. Os nomes dos três principais combatentes dos White Nuts não são revelados, sendo conhecidos apenas por codinomes: J.J., Champ e Apple.
No início dos anos 1980, a Sega lançou uma arma de brinquedo para ser usada em um jogo similar ao paintball, mas que usava infravermelho em vez de tinta para atingir um alvo (Zillion Badge) triangular preso ao peito do adversário. Quando atingido, o alvo disparava um alarme e piscava, indicando que o jogador estava fora da partida. Esse sistema era chamado de lasertag e se parecia com o Q-SAR, brinquedo desenvolvido pelo australiano Geoff Haselhurst e pela Omnitronics. A Sega batizou seu brinquedo de Zillion, por soar uma palavra futurista; significa, literalmente, "zilhão", ou seja, um número incontável. O brinquedo de lasertag Zillion teve muita popularidade no Japão, o que estimulou a Sega a investir em um anime que servisse de publicidade para seu produto, especialmente porque os planos eram vendê-lo em outros países. Formou-se, então, a parceria entre Sega e Tatsunoko Production.
Os designers do anime não copiaram apenas o desenho da zillion de brinquedo. O alvo que se prendia ao peito do jogador e mesmo a bateria conectada por um fio à pistola foram transportados para o anime. Outra característica curiosa é o tempo que a pistola leva para carregar entre um disparo e outro, além da limitação da bateria. São detalhes presentes tanto no brinquedo quanto no anime.
O sucesso da série foi tão grande que inspirou o design da Light Phaser, pistola de luz do console de 8 bits Master System, da Sega. Por sinal, em um episódio do anime, J.J. aparece jogando com um Master System. Outra referência direta da Sega no anime é o personagem Opa-Opa, que um ano antes havia estreado no jogo Fantasy Zone, para arcades. O jogo ficou tão famoso que Opa-Opa é considerado o primeiro mascote da Sega. Seria desenvolvida, posteriormente, uma versão desse jogo para Master System, NES e outros consoles, além de continuações.
Algumas curiosidades envolvem a ação de marketing criada pela Sega. Uma delas é que os dois jogos de videogame criados a partir do desenho animado não usam o Light Phaser. Outra curiosidade é que, em determinada altura do anime, é criado um novo design para as pistolas zillion, passando a ter formato diferente do Light Phaser; o brinquedo de lasertag, por sua vez, acompanhou o novo desenho, inclusive a bateria interna, não mais conectada externamente por um fio.
Depois do fim da série, Mitsuhisa Ishikawa, produtor de Zillion, e Takayuki Goto, desenvolvedor de personagem do anime, saíram da Tatsunoko Production para criar a Production I.G. Foi esse o estúdio que produziu o único OVA da série: Burning Night.
Saiba mais em https://pt.wikipedia.org/wiki/Zillion
Ponto de Vista: Anime extraordinário fora de sua época, como grandes ideias que tratava-se de marketing teve um grande anime com uma boa historia, pena que no nosso pais passou em redes de tv que não dava o destaque para essa obra que não fez tanto sucesso no assim mas para quem assistiu e impossível esquecer tanto dos brinquedos como dos games também, bora conferir se existe nos principais streaming como na Crunchyroll ou na Funimation!
댓글