top of page

Anime - Comemoração de Dragon Ball Z 32 anos

  • Foto do escritor: Augusto
    Augusto
  • 26 de abr. de 2021
  • 5 min de leitura

Atualizado: 4 de ago. de 2021

APC - Comemoração de Dragon Ball Z anime faz 32 anos, e continua em ativa até hoje, só aumenta o numero de fãs no mundo inteiro veja um pouco no vídeo sobre essa historia essa e nossa dica.

Dragon Ball Z foi uma série de animação produzida pela Toei Animation. Baseada na série de mangá Dragon Ball escrita por Akira Toriyama, Dragon Ball Z corresponde aos volumes 17 ao 42 do mangá que foi publicado na revista , Weekly Shonen Jump, de 1988 a 1995, e estreou no Japão na Fuji TV em 26 de Abril de 1989, e terminou dia 31 de Janeiro de 1996 com o total de 291 episódios, antes de ser dublada em diversos territórios ao redor do globo, incluindo Estados Unidos, Austrália, Europa, Índia e América Latina. A série já foi exibida em mais de 80 países ao redor do mundo.


O sucesso da série Dragon Ball levou à criação da continuação, Dragon Ball Z, sendo um dos animes mais conhecidos de todos os tempos. Esta série aparece recheada de longos combates com muita ação. Em Dragon Ball Z, as histórias possuem um clima mais sério que as de seu antecessor. Substituíram a comédia, mas o humor ainda existe em muitas partes da série. Possui vários episódios em que o suspense é entrelaçado aos acontecimentos que primeiramente não parecem ter grande relevância, ou de fatos despercebidos e revelados com maiores detalhes no auge de tal acontecimento.


Foi lançado o primeiro BOX com 4 DVDs de Dragon Ball Z em Agosto de 2012, sendo a primeira vez que o anime é distribuído oficialmente em home vídeo no Brasil pelo Grupo PlayArte.


Atualmente está no 3° box com 52 episódios já lançados. A popularidade da Dragon Ball Z gerou numerosos lançamentos que representaram a maioria dos conteúdos no universo da Dragon Ball; incluindo 17 filmes e 148 jogos de vídeo, muitos deles sendo lançados apenas no Japão, e uma série de trilhas sonoras provenientes desse material. Dragon Ball Z continua a ser um ícone cultural através de inúmeras adaptações, incluindo uma transmissão remasterizada mais recente, intitulada Dragon Ball Kai.

Dragon Ball Z Kai é o remake da série remasterizado em HD, anunciado em fevereiro de 2006 pela Toei Animation. Kai significa revisão, nada mais sendo que uma nova versão editada por Akira Toriyama para comemorar os 20 anos de Dragon Ball. A nova versão da série possui nova abertura e novo encerramento e as falas foram redubladas pelos atores originais. A primeira versão de DBKai tem 98 episódios, o que significa um corte de 96 episódios até a saga de Cell da versão "Z". Este corte tem como objetivo fazer a nova série readquirir a dinâmica do mangá original.


Dragon Ball Z Kai estreou no Japão na Fuji TV em 2 de abril de 2009. O Cartoon Network comprou uma franquia internacional para a exibição do anime.

Em 2013 foi anunciada uma nova saga de Dragon Ball Z Kai para encerrar a nova versão da série. A Saga Majin Boo estreou em 2014 acrescentando 60 episódios, o que significa um corte de 31 episódios comparado à versão original.


Ao todo Dragon Ball Z Kai teve 159 episódios, 132 a menos que o originalmente transmitido em Dragon Ball Z.

Em 4 de abril de 2011 Dragon Ball Z Kai estreou no Brasil pelo canal por assinatura Cartoon Network.

Em 2012 Dragon Ball Z Kai foi exibido no Brasil em televisão aberta pela Band. Estreou em 3 de setembro de 2012, sendo substituído em 14 de novembro de 2012 por Dragon Ball GT.


Em outubro de 2015 a emissora reexibiu o anime para vários estados brasileiros, a partir das 6 da manhã (Horário de Brasília), aos Sábados e Domingos, em uma sequência de três episódios por dia.


Em outubro de 2016 a emissora voltou a exibir o anime nas madrugadas de sua programação após a Rede Brasil começar a exibição de Dragon Ball Z junto com Os Cavaleiros do Zodíaco, já no dia 6 de fevereiro de 2017 o anime Dragon Ball Z foi reprisado desde o inicio e interrompido no meio da saga Freeza que já foi um total de 70 episódios exibidos.


Dragon Ball Z teve uma audiência média no Japão de 20,5%. A popularidade da série também é refletida por vários dados referentes a interações online que comprovaram seu impacto na internet. Em 2001, foi divulgado que o site oficial de Dragon Ball Z registrava 4,7 milhões de acessos por dia e mais de 500 mil fãs cadastrados.


O termo "Dragonball Z" foi o 4º mais buscado em 1999 e o 2º mais buscado em 2000 no Lycos. Em 2001, "Dragonball" foi o termo mais popular no Lycos e "Dragonball Z" foi o quinto mais buscado no Yahoo!. De 1986 a 2000, antes de seu auge de sucesso nos Estados Unidos, a franquia gerou mais de 3000 milhões de dólares em merchandising.


Em seu auge de sucesso no Brasil, Dragon Ball Z sempre foi usado pela Globo para aumentar seus números na faixa infantil até 2012, e nos grandes tempos, chegava a até 20 pontos de audiência no IBOPE em plena 11h30 da manhã.


as Sagas do anime.


  • Saga Sayajin

  • Saga Freeza

  • Saga Androides e Cell

  • Saga Majin Boo




Dragon Ball Z foi sucedido por Dragon Ball GT (1996-1997) e Dragon Ball Super (2015-2018).


Curiosidade: O título "Dragon Ball Z" foi escolhido pelo próprio Akira Toriyama, porque Z é a última letra do alfabeto e ele queria terminar a série Dragon Ball, pois estava ficando sem ideias. O "Z" foi usado somente no anime para separar a infância e a vida adulta do protagonista Goku. Uma vez que a equipe de animação pensou em tornar Gohan o protagonista, a ideia para o título chegou a ser Dragon Ball: Gohan Big Adventure. Outros nomes também estavam em pauta, antes do Z ser escolhido, sendo eles: New Dragon Ball, Dragon Ball 2, Wonder Boy Dragon Ball e Dragon Ball 90.


Dragon Ball Z tem sido subordinado a longos "fillers": um material que é original mas inexistente no mangá do qual o anime foi adaptado, criados com o intuito de impedir que o anime ultrapasse o mangá em termos de história. Isto foi ocasionalmente necessário, porque Toriyama ainda escrevia o mangá simultaneamente com a produção do anime. Um exemplo de filler é o arco intermediário entre a luta contra Freeza e os androides, onde os Guerreiros Z lutam novamente contra Garlic Jr., personagem do filme Dragon Ball Z: Return My Gohan!!.


Ao longo da produção, os dubladores (Seiyū, no Japão) foram encarregados de interpretar vários personagens e realizar as suas falas na hora, trocando de um a outro papel quando necessário. Os dubladores não foram capazes de gravar as falas separadamente por causa do tempo estreito dos diálogos. Entretanto, Masako Nozawa, responsável pelas diferentes vozes de Goku, Gohan e Goten, afirmou que ela era capaz de trocar de papéis sem dificuldade, ao ver a imagem do personagem.


Ponto de Vista: Anime fantástico e famoso, pela ordem o primeiro foi o que era exibido no sbt mais infantil e engraçado, já o Z mais violento mas também engraçado, essa formula funciona até nos dias de hoje com a versão atual Dragon Ball Super, Dragon Ball Z esta marcado na infância de muita gente e continua nos filhos dos que viram nos anos 90, parabéns pela obra, anime e manga, fora os games e filmes e ovas também!


Comments


bottom of page