Comemorações games – 43 anos da SNK
- Augusto
- 22 de jul. de 2021
- 8 min de leitura
Atualizado: 22 de jul. de 2021
APC – Indica 43 anos da empresa de games SNK, veja essa história em nosso vídeo, e saiba mais dessa empresa que conquistou muitos com seus jogos de ação, luta, esporte e aventura essa e nossa dica!
A SNK Corporation é uma empresa japonesa de videogames fundada em Higashiosaka, Osaka, aos 22 de julho de 1978 pelo ex-boxeador Eikichi Kawasaki. SNK é um acrônimo para Shin Nihon Kikaku (ou "Projeto Novo Japão", em japonês).
Seus produtos mais famosos são o sistema de jogos arcade e o videogame doméstico Neo-Geo, além de diversas séries de jogos como Metal Slug, Samurai Shodown, Fatal Fury, Art of Fighting e The King of Fighters.
No início da década de 1970. Eikichi Kawasaki, um ex-boxeador, estava gerenciando uma loja de café e uma empresa de construção civil em Osaka. Em 1973, ele comprou uma empresa de maquinas elétricas em Kobe e fundou a Shin Nihon Kikaku. Quando Eikichi Kawasaki percebeu o rápido crescimento que estava ocorrendo no mercado de videogames operado por moedas, ele expandiu Shin Nihon Kikaku para incluir o desenvolvimento e comercialização de jogos de moeda única opcionais. Em 22 de julho de 1978, a empresa foi reconstruída como Shin Nihon Kikaku Corporation em Higashiosaka.
Os dois primeiros títulos conhecidos foram Ozma Wars (1979). um shooter espacial de rolagem vertical e Safari Rally (1980), um jogo de labirinto. Qualidade do jogo melhorou ao longo do tempo, principalmente com Vanguard (1981), um lateral espaço atirador de rolagem que muitos consideram o precursor de clássicos modernos como Gradius e R-Type. SNK licenciou o jogo para Centuri para distribuição na América do Norte, que finalmente começou a fabricar e distribuir o próprio jogo quando os lucros excederam s expectativas.
Ele estabeleceu-se em Sunnyvale, Califórnia, com a intenção de entregar a sua própria marca de jogos operados por moedas para árcades na América do Norte. O homem escolhido para dirigir a operação americana for John Rowe, o eventual fundador da Tradewest e atual presidente e CEO da Sammy Studios.
Em abril de 1986, a Shin Nihon Kikaku Corporation tornou-se oficialmente a SNK Corporation. Em novembro de 1986, a SNK Electronics Corporation, a filial norte-americana, tornou-se a SNK Corporation of America e mudou-se para Sunnyvale, ainda na Califórnia.
A equipe da SNK mudou-se em março de 1988 para o prédio que haviam construído. Está localizado na cidade de Suita, sempre em Osaka.
A SNK Corporation no Japão mudou seu foco somente para o desenvolvimento e licenciamento de videogames para uso de arcade e (mais tarde) para consoles iniciais. Entre 1979 e 1986 produziu 23 jogos de árcade autônomos. Os destaques deste período incluem Mad Estrondo (1984), Alpha Mission (1984), Athena (1986), um jogo que ganhou um grande número de seguidores quando foi portado para o NES em 1987. Seu jogo de maior sucesso deste período de tempo foi Ikari Warriors, lançado em 1986, Ikari Warriors era tão popular que acabou por ser licenciado e portado para o Atari 2600, Atari 7800, Commodore 64, Commodore Amiga, Amstrad CPC, Apple II, ZX Spectrum e NES. Seguiu o jogo com duas sequencias, Victory Road e Ikari III: The Rescue.
Arcade da SNK
Mesmo neste momento, o mercado doméstico ainda estava sofrendo com as consequências causadas pelo acidente de jogo norte-americano em 1983. No entanto, um console fabricante, a Nintendo, parecia resistir ao acidente bastante ileso. SNK se inscreveu para se tornar um licenciado de terceiros para o sistema Famicom da Nintendo em 1985 e abriu uma segunda filial nos Estados Unidos, com sede em Torrance, Califórnia. Nomeado SNK Home Entertainment, ele lidou com a distribuição norte-americana e comercialização de produtos da empresa para consoles domésticos. Por esta altura, John Rowe tinha deixado a empresa para formar a Tradewest, que passou a comercializar a série Ikari Warriors da SNK na América do Norte. Posteriormente, ambas as metades da SNK América estavam sendo agora presididas por Paul Jacobs, que é conhecido principalmente por ter ajudado a lançar o sistema Neo-Geo da empresa fora da Ásia.
Em resposta às fontes vendas dos portos NES da empresa, a SNK começou a se dedicar ao desenvolvimento de software original projetado especificamente para o console NES. Dois jogos vieram fora deste esforço: Baseball Stars (1989) e Crystalis (1990). Em 1989 também marcou o lançamento de duas novos consoles de vídeo games domésticos na América do Norte: o Mega Drive e da NEC projeto conjunto com Hudson Soft, o TurboGraft-16. A Nintendo seguiu o exemplo com um novo sistema em 1991, o Super NES. Ao invés de se envolver no início dos anos 90 as guerras do sistema, SNK Corporation no Japão, juntamente com SNK Corporation of América, escolheu para reorientar os seus esforços no mercado de árcade, deixando outros terceiros, como Romstar e Takara, para licenciar e porta Propriedades da SNK para os vários consoles domésticos da época com a ajuda da divisão de entretenimento doméstico da SNK. Com portas de consoles principalmente sendo manuseadas fora da empresa, passou para o desenvolvimento de SNK marca de equipamentos de árcade.
A SNK também licenciou a Tiger Electronics para comercializar vídeo games portáteis de algumas de suas marcas.
Devido ao êxito obtido na época com a MVS, a SNK resolveu dar um novo passo e, em 1990, criou o Neo Geo AES, ou simplesmente, Neo Geo. O Neo Geo funcionava exatamente igual à MVS: dentro do videogame, apenas os processadores. Todo o resto estava dentro do cartucho. Isto resultou em um fato curioso, que acabou se tornando uma peculiaridade do Neo Geo: o cartucho era quase do mesmo tamanho que o videogame! Cada controle também era do tamanho do próprio console, e desenhado para se parecer com um controle de arcade, com uma "manivela" e quatro grandes botões, ao contrário dos botões direcionais e delicados dos consoles da época. Ele tinha 2 processadores, um de 16 bits, e o outro de 8 bits; pórem, o Neo Geo tinha um defeito grave: era muito caro.
Inicialmente, o console era apenas alugado para estabelecimentos como lojas de videogame, restaurantes e hotéis, pois a SNK imaginava que o alto preço do console afastaria interessados. Contudo, em 1991 o console foi disponibilizado para venda justamente pela alta demanda.
Além de ser o único console de sua geração a reproduzir com total fidelidade os jogos de arcade da época, o Neo Geo inovou ao ser o primeiro console a usar um cartão de memória para salvar o progresso dos jogos. Teve sua produção encerrada em 1997 e o último jogo oficial lançado para o console foi Samurai Shodown V Special, em 15 de julho de 2004.
Neo Geo CD e cd's de jogos
Em 1994, três anos após o lançamento do Neo Geo AES, a SNK lançou o Neo Geo CD. Se por um lado, o preço deste console, e também dos jogos, era mais baixo que de seu antecessor, por outro lado os tempos de carregamento dos jogos eram muito longos devido ao seu leitor óptico de velocidade 1x, o que afastava o jogador da experiência de ter um "arcade em casa".
Com o lançamento dos jogos SNK para Playstation e Sega Saturn, o Neo Geo CD foi perdendo adeptos, posto que aqueles consoles carregavam mais rápido do que este.
Placa Hyper Neo Geo 64
Após o sucesso da placa MVS, a SNK, na tentativa de entrar na era dos jogos 3D que começava a se tornar febre na metade dos anos 90, criou, em Setembro de 1997, a placa Hyper Neo Geo 64. Capaz de renderizar gráficos em 3D, esta placa iria substituir a MVS e possibilitar a criação de um novo console, substituto do Neo Geo AES, para competir com os consoles Playstation, da Sony, e Sega Saturn, da Sega.
Havia quatro tipos de gabinetes para a Hyper Neo Geo 64, sendo eles para jogos de luta, corrida, tiro e um sistema coreano para jogar os dois jogos da franquia Samurai Shodown lançados na placa.
Contudo em 1999 o sistema já não recebia mais manutenções, uma vez que não atraía jogadores, e fora considerada "morta". Ao todo, a Hyper Neo Geo 64 recebeu apenas sete jogos, sendo que apenas dois deles, "Fatal Fury: Wild Ambition" e "Samurai Shodown: Warriors Rage", receberam adaptação para console caseiro (Playstation).
Neo Geo Mini
Em junho de 2018 a empresa anunciou o console Neo Geo Mini, uma espécie de fliperama em miniatura contendo 40 títulos de jogos da empresa. O aparelho possui uma tela de 3.5 polegadas, controle embutido e saída HDMI para transmissão na TV. Além do controle do próprio aparelho, pode-se usar os controles do Neo Geo CD, adaptados para o console em miniatura.
Pouco antes de anunciar sua falência, a SNK foi incorporada pela Aruze, empresa especializada na fabricação de pachinko. Diversos funcionários deixam a empresa e fundam a Brezzasoft
Em 2 de Novembro de 2001, a SNK anuncia oficialmente o encerramento de suas atividades através do comunicado:
“Caros fãs e clientes,
É com profundo pesar que, neste outono de 2001, a SNK irá encerrar suas atividades. Seu apoio e encorajamento moveram nossa paixão para desenvolver os melhores jogos para os fãs da SNK. Gostaríamos de aproveitar esta oportunidade para agradecer a todos vocês por sua ajuda contínua e apoio dedicado à SNK desde sua fundação no Japão em julho de 1978.
Sem o seu suporte, a SNK Corporation não teriam sido possíveis os 23 anos de operação. Com muita gratidão, obrigado mais uma vez!”
Tendo em vista o processo de falência e a negociação de toda a sua propriedade intelectual, os jogos da SNK são lançados pela sul-coreana Eolith entre os anos 2001 e 2002.
Playmore
Em Agosto de 2001, Kawasaki iniciou uma nova empresa chamada Playmore, e rapidamente adquiriu os direitos sobre a maioria das marcas e propriedades da SNK, como King of Fighters e Metal Slug. Em seguida, adquiriu a empresa Brezzasoft e contratou boa parte dos ex-funcionários da SNK. Kawasaki estava, gradativamente, remontando a SNK. Faltaria o nome.
Ao final de 2001 e por 2002, a Playmore fabricou o sistema NeoGeo AES/MVS, bem como lançou os jogos populares da SNK para os consoles Playstation e Dreamcast. Em dezembro de 2002, após negociações jurídicas com antigas parceiras para a fabricação da placa MVS e cartuchos AES, a Playmore retoma as atividades nos Estados Unidos e Canadá.
E, finalmente, em 7 de julho de 2003, a Playmore anunciou que passaria a se chamar SNK Playmore.
Em 2012 a SNK Playmore anuncia o lançamento do Neo Geo X, uma versão portátil do Neo Geo. Contudo, um ano depois a produção foi encerrada por problemas de propriedades intelectuais da marca Neo Geo entre a SNK e sua parceira na fabricação do console, Tommo.
Aquisição chinesa
Em 2015, a joint venture chinesa Ledo Millenium, formada pelas empresas Oriental Securities e Shunrong Sanqi, adquireu 81,25% da SNK Playmore por $63.5 milhões de dólares.
Em 25 de abril de 2016, a empresa retira o nome "Playmore" do logotipo e reintroduz seu slogan original, fazendo alusão ao auge da empresa nos anos 90.
Em 1 de dezembro de 2016, a SNK Playmore Corporation mudou oficialmente seu nome corporativo para SNK Corporation.
Com o objetivo de alertar os fãs das franquias SNK de que a empresa está de volta ao mercado, a empresa cede os direitos de distribuição de seus jogos para a japonesa Hamster Corporation, e assim, em março de 2017, é lançada a série ACA NeoGeo, cujo objetivo é relançar os jogos do antigo Neo-Geo para Playstation 4, Xbox One, Microsoft Store e Nintendo Switch.
Em novembro de 2017, a SNK assinou um acordo com a empresa árabe Manga Productions visando a criação de uma personagem e cenário saudita para o jogo The King of Fighters XIV.
SNK Entertainment
Em 22 de fevereiro de 2016, a empresa anuncia a criação da subsidiária SNK Entertainment, divisão que será responsável para trabalhar com material licenciado relacionado às suas propriedades.
A criação da SNK Entertainment se deu após a aquisição da SNK pela chinesa Ledo Millenium, cujo CEO, Zheng Jianhui, afirmou que seguirá a formula dos estúdios Marvel.
Tal iniciativa começou a dar seus primeiros frutos com o anúncio do lançamento do mangá da franquia King of Fighters e da série de computação gráfica The King of Fighters: Destiny.
Nosso Ponto de Vista: a SNK faz parte da infância de muita gente, desde fim dos anos 80 todos os anos 90 e 2000 principalmente com suas principais franquias e uma que continua até hoje como the king of fighters, sempre aguardávamos cada ano para ver o novo The King, pena que teve tantas mudanças e falências, mas esperamos que hoje ela possa se levantar seja na mão de quem for só não pode deixar morrer seu legado e suas franquias de jogos, Parabéns a SNK.
Comments