top of page

Games – 25 Anos de Crash Bandicoot

  • Foto do escritor: Augusto
    Augusto
  • 9 de set. de 2021
  • 3 min de leitura

APC – Indica, comemorações games, 25 anos de Crash Bandicoot, uma obra prima dos games lançado primeiramente no Playstation 1 em 09/09/1996, essa e nossa dica para saber um pouco desse game que encantou uma geração!

Crash Bandicoot é uma série de jogos criada por Andy Gavin e Jason Rubin, fundadores da Naughty Dog. A série consiste basicamente nas aventuras do bandicoot geneticamente alterado Crash, que luta para impedir o planos do cientista do mal Neo Córtex e seus lacaios. A história do jogo se passa nas fictícias Ilhas Wumpa, um arquipélago situado na costa noroeste da Austrália, mas outros lugares são revelados. A série começou em 1996 e no momento, a franquia contém um total de 18 jogos diferentes e já vendeu cerca de 56 milhões e meio de cópias no mundo, se tornando uma das séries de jogos eletrônicos mais vendidas de sempre.

A série se tornou tão popular, que uma nova espécie de bandicoots fossilizados foi nomeada literalmente como Crash bandicoot.


As frutas WUMPA, que aparecem em todos os jogos, são frutas fictícias baseadas em pêssegos, com a cor interna diferenciada e um sabor muito forte e doce.


A história de Crash Bandicoot é sobre a criação do antropomorfo Crash Bandicoot, o herói homônimo do jogo, pelo Doutor Neo Cortex e pelo Doutor Nitrus Brio, os dois antagonistas principais do jogo. Crash então tem como missão parar seus dois criadores em sua busca pela dominação do mundo, reverter toda a poluição que eles causaram, e salvar sua amiga Tawna, uma bandicoot fêmea igualmente criada pelos Doutores Cortex e Brio.

Crash Bandicoot recebeu críticas em geral positivas. A crítica elogia a computação gráfica do jogo, com seu estilo visualmente único, mas nota a ausência de inovação no regime dos jogos eletrônicos de plataforma. O jogo tornou-se o oitavo mais vendido para o console PlayStation, com 6,82 milhões de cópias vendidas e sendo a primeira entrada de uma série tão bem sucedida. O jogo da Naughty Dog também se tornou o primeiro título ocidental a passar de 500 000 cópias vendidas no Japão, antes de ser ultrapassado pelas suas duas sequências, Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back e Crash Bandicoot 3: Warped.


Final secreto

(Esse final não é canônico dentro da série) Depois de pegar todos os diamantes e de pular de gema em gema da fase The Great Hall, Crash e Tawna fogem voando num urubu, e depois disso, há um epílogo que conta o que aconteceu com cada chefe após a derrota de Cortex, transcrito logo abaixo:

  • Papu Papu: Papu Papu vendeu as ruínas do castelo de Cortex para um construtor de resorts. Ele então utilizou os procedimentos para abrir uma gigantesca loja de souvenirs na ilha.

  • Ripper Roo: Depois de uma intensa terapia e oito anos de uma melhor educação, o Dr. Ripper Roo começou a escrever o renomado livro "Através dos olhos do Vórtice: Um estudo sobre a Evolução Acelerada e suas consequências".

  • Koala Kong: Koala Kong mudou-se para Hollywood e lá assinou um contrato de cinema de proporções universais. Atualmente ele está trabalhando com um logopedista para melhorar sua dicção.

  • Pinstripe: Pinstripe mudou-se para Chicago, onde agora é presidente de uma grande companhia de saneamento. Ela está guardando dinheiro para sua vindoura campanha governamental.

  • Dr. Nitrus Brio: Depois do desaparecimento de seu mentor, o cientista Nitrus Brio redescobriu sua verdadeira vocação: ser garçom.

  • Dr. Neo Cortex: Nunca mais se ouviu falar de Cortex depois que Crash arruinou seus planos… Mas cientistas do mal são mais difíceis de se esmagar que baratas.


Crash Bandicoot recebeu avaliações favoráveis dos críticos. Game Revolution comparou fortemente o jogo com Donkey Kong Country e acrescentou que "tudo está muito bem estruturado, com alguns dos melhores controles que eu já vi ou senti em um jogo. Os gráficos são mais suaves e nítidos do que em outros títulos de Playstation. Mas como um jogo de plataforma, ele não tem nada de realmente novo ou revolucionário". IGN observou que "fundos lindos e animação suave e sedosa, fazem deste um dos títulos mais bonitos disponíveis para o PlayStation. O controle é muito bom, embora seja um pouco lento em alguns dos níveis." Zach Meston do GameSpot disse que o jogo era "tão plano quanto atropelamentos em uma rodovia de quatro pistas", mas observou que o jogo tem "ambientes de selva brilhantemente coloridos e complexos que possuem verdadeira diversidade de forma e textura".


Nosso Ponto de Vista: joguei muito eu e minha irmã, Crash foi um jogo que marcou geração assim como Mario e Sonic foi para seus consoles de origem, Crash fez isso no PS1, e muito bom, principalmente o 3 da sequência para o PS1 excelente essa e nossa dica, pode jogar sem medo de ser feliz!

Comentarios


bottom of page