top of page

Games – 30 Anos de Captain Commando da Capcom

  • Foto do escritor: Augusto
    Augusto
  • 28 de set. de 2021
  • 4 min de leitura

APC – Indica, Comemorações games, 30 anos de Captain Commando da Capcom, lançado em 28/09/1991 e um clássico dos árcades das famosas brigas de rua, essa e nossa dica venha conferir e mata a saudade desse game!

Captain Commando é um game de beat 'em up futurista de 1991, originalmente desenvolvido e publicado pela Capcom como um videogame de fliperama operado por fichas, e posteriormente transferido para várias outras plataformas. Foi o décimo sétimo título produzido para o hardware do Sistema CP da empresa. O jogo é estrelado pelo super-herói titular que foi originalmente concebido como um porta-voz fictício usado pela Capcom USA nos jogos de console da empresa no final dos anos 1980. O jogo se passa em uma versão futurística de Metro City, o cenário de outro beat 'em up da Capcom, Final Fight , e apresenta vários laços soltos com os personagens e configurações desse jogo. O ano é 2026. O mundo está cheio de crimes. O Capitão Comando e seus três fiéis Companheiros Comandantes se levantam para apagar esse crime do Planeta Terra e de toda a Galáxia. Mas os criminosos futuristas que eles têm que lutar são dotados de um poder maligno, secreto e oculto. Muitos deles são Super criminosos, com habilidades além da dos mortais comuns. O líder de todos os Super Criminosos é Escumocídio (conhecido como Genocídio no Japão).


A origem de Captain Commando como personagem é anterior à sua aparição em seu jogo autointitulado, na embalagem e nos manuais de muitos dos títulos anteriores da Capcom para o Nintendo Entertainment System na América do Norte lançados entre 1986 e 1989 . Todos os jogos da Capcom lançados para o NES entre 1986 e 1988 ( 1942 , Comando , Ghosts 'n Goblins , Mega Man , Trojan , Section Z e Gun Smoke) foram lançados como parte da "Série Desafio do Capitão Comando" e apresentavam um desenho do Capitão na parte de trás da embalagem, que o retratava como um herói espacial "futurista" empunhando uma arma de raio em cada mão e dois grandes medalhões em volta do pescoço com a letra "C" gravada em cada um. O manual de instruções de cada jogo também apresentava uma "Mensagem Especial" do Capitão dirigida ao dono do jogo, parabenizando o jogador por adquirir um dos produtos da Capcom. Além disso, o manual de instruções para a Seção Z mostra o personagem do jogador sem nome unindo-se ao próprio Capitão Comando.

Uma versão revisada do personagem Captain Commando apareceu novamente na linha NES da Capcom em 1989 ( Strider , Mega Man 2 , Willow e Duck Tales ). A arte na embalagem traseira desses jogos mostrava uma ilustração do Capitão Comando vestindo uma roupa de piloto na frente de um caça a jato, segurando um capacete sob o braço direito, com um chimpanzé alienígena sentado em seu ombro direito e o logotipo da Capcom em um aerógrafo estilo acima deles. O texto acima da arte trazia uma mensagem do capitão aconselhando o leitor a "procurar (ele) por relatórios atualizados de todos os emocionantes jogos de ação da Capcom", seguida pela aparente assinatura manuscrita do capitão.


O Capitão Commando voltaria como um personagem do jogador no jogo de luta Marvel vs. Capcom em 1998 , como um dos personagens que representam a Capcom. O Capitão tem uma sequência de transformação antes de cada partida, que o retrata em um terno (ou em uma roupa de cowboy) antes de vestir sua fantasia de super-herói. Seu movimento especial "Comando Strike", assim como seus dois Hiper Combos (a "Espada do Capitão" e o "Capitão Tempestade"), o faz convocar seus "Companheiros de Comando" para atacar seu oponente. As citações de vitória do capitão consistem em curiosidades aleatórias da Capcom, enquanto seu final em Marvel vs. Capcom é uma homenagem ao final de seu jogo original. Esta encarnação do Captain Commando também aparece na sequência, Marvel vs. Capcom 2 . além da Jogos Marvel vs. Capcom , Captain Commando também aparece em quatro outros jogos cross-over: Capcom World 2 , Namco × Capcom , Project X Zone 2 e SNK vs. Capcom: série Card Fighters Clash . Um mangá de dois volumes também foi publicado no Japão em 1994 na Gamest Comics , que foi traduzido e publicado no exterior pela UDON .


No Japão, a Game Machine listou Captain Commando em sua edição de 1 de dezembro de 1991 como a unidade de arcade de mesa de maior sucesso do ano, superando títulos como Street Fighter II: The World Warrior e WWF WrestleFest .

No lançamento, Famicom Tsūshin pontuou a versão Super Famicom do jogo em 21 de 40. Em 2013, o jogo original de arcade foi classificado como o 21º melhor videogame de beat 'em up de todos os tempos pela Heavy.com .


Em 13 de setembro de 2018, a Capcom anunciou o Capcom Beat 'Em Up Bundle com Captain Commando sendo um dos sete títulos e lançado digitalmente para PlayStation 4 , Nintendo Switch , Xbox One e Microsoft Windows em 18 de setembro de 2018. Nosso Ponto de Vista: Captain Commando ou Capitão Comando como chamávamos, bem nessa época os brigas de rua e os games de luta versus era o sucesso nos árcades, e depois as versões para o games caseiros era a alegria da garotada, nunca salvei com uma ficha, mas recordo de jogar em uma festa de aniversário de um amigo meu nos árcades alugados, ai sim chegamos no final, e era raridade encontrar uma maquina com os 4 controles para jogar esse clássico as vezes tinha na de 3 controles que era do game Final Fight que era reaproveitada para esse game, essa e nossa dica!

Comentários


bottom of page