top of page

Games - 30 anos de Fatal Fury da SNK

  • Foto do escritor: Augusto
    Augusto
  • 25 de nov. de 2021
  • 8 min de leitura

APC – Indica, comemorações games 30 anos de Fatal Fury da SNK, assim como o ano de 1991 foi marcado pelo famoso Street Fighter 2, a SNK lançava sua nova franquia com o mesmo criador de Street Fighter 1, game que marcou os árcades nos anos 90 com uma franquia maravilhosa essa e nossa dica

Fatal Fury (餓狼伝説 Garou Densetsu,) é uma série de jogos de luta da SNK. A série teve origem com o jogo Fatal Fury: King of Fighters, lançado em 25 de novembro de 1991 para arcade, sendo conhecida na época como inovador, sistema de batalha em dois planos, sendo um dos precursores do gênero de jogos de luta, junto com Street Fighter. Durante seus 30 anos de história, a série passou por mudanças no nome e na jogabilidade, e teve jogos convertidos para diversas plataformas.


A jogabilidade segue a fórmula típica da maioria dos jogos de luta: o jogador compete contra seu oponente nas melhores duas de três partidas. Os controles de jogo consistem em um joystick direcional e três botões de ataque: soco, chute e arremesso. Cada um dos personagens jogáveis ​​possui técnicas especiais que são realizadas inserindo comandos específicos em combinação com o joystick e os botões. Os métodos de entrada para movimentos especiais são mostrados ao jogador durante o curso do jogo (após cada rodada de bônus), em vez de serem fornecidos em um cartão de instruções no gabinete do jogo.


O aspecto mais novo de Fatal Fury foi a adição de batalhas de duas pistas. Muitos estágios apresentavam duas linhas, uma linha de fundo e uma linha de primeiro plano. Os jogadores podem mudar entre as linhas a qualquer momento, exceto no modo Single Player, onde eles têm que esperar que o oponente da CPU mude as linhas antes que eles possam em quase todas as fases. O jogador não é obrigado, no entanto, a fazê-lo.


O jogo foi desenhado por Takashi Nishiyama , o criador do Street Fighter original (1987) na Capcom . Fatal Fury , que Nishiyama imaginou como um sucessor espiritual de Street Fighter , foi desenvolvido na mesma época que Street Fighter II (1991). Enquanto Street Fighter II dava mais ênfase aos combos , Fatal Fury colocava mais ênfase no tempo de movimentos especiais, bem como na narração de histórias.


Em 1981, Terry e seu irmão mais novo Andy eram órfãos que se criaram nas ruas. Eles logo foram adotados por Jeff Bogard e acabaram morando em Southtown. Quando Terry tinha 10 anos, os dois testemunharam o assassinato brutal de seu pai adotivo nas mãos de Geese Howard. Sabendo que precisavam de mais treinamento para enfrentar Geese, os irmãos juraram passar uma década aprimorando suas artes marciais antes de tentar vingar seu pai. Andy decidiu aperfeiçoar sua própria arte marcial no Japão para se diferenciar de seu irmão mais velho, aprendendo o Shiranui-ryū Ninjutsu (técnica de estilo Ninja de Shiranui) e uma forma de combate de mãos vazias chamada Koppōken. Terry escolheu fielmente vagar em seu país de origem, combinando as habilidades de luta Hakkyokuseiken aprendidas com seu pai.


Uma década depois, o senhor do crime Geese Howard organizou um torneio, apelidado de "The King of Fighters". Andy retorna a South Town para se reunir com Terry. Depois que os irmãos Bogard prestam homenagem ao túmulo de Jeff, eles encontram e fazem amizade com o campeão japonês Muai Thai Joe Higashi da Tailândia e aprendem sobre o torneio KOF organizado por Geese.


No Japão, a Game Machine listou Fatal Fury: King of Fighters em sua edição de 1 de janeiro de 1992 como a terceira unidade de arcade de mesa de maior sucesso do mês. Ele passou a ser o quarto jogo de arcade de maior bilheteria do Japão em 1992 , abaixo de Street Fighter II (duas versões) e Captain Commando . Na América do Norte, RePlay relatou que Fatal Fury foi o segundo jogo de arcade mais popular em fevereiro de 1992.

O jogo recebeu críticas positivas após o lançamento. Paul Rand, da Computer and Video Games, chamou-o de um dos melhores jogos Neo Geo disponíveis em 1992 e comparou-o favoravelmente com Street Fighter II , afirmando que Fatal Fury era um "banquete brilhante de luta" com " sprites de personagens enormes e excelentes" , muita "animação e ataques especiais únicos" dando ao jogo mais variedade ".


Em uma revisão retrospectiva, Maximum comentou em 1996 que o jogo falhou em oferecer qualquer competição real para Street Fighter II , tanto na jogabilidade quanto na seleção de personagens. Eles concluíram: "O único ponto principal a favor deste jogo é que dois dos personagens podem se unir para enfrentar um oponente de computador em um frenesi de três jogadores, e o jogo também tenta oferecer algo novo com um jogo de duas camadas arena, mas a ação lenta e os movimentos da bola de fogo vergonhosamente difíceis tornam os movimentos especiais algo raro ”.



O último jogo da série, intitulado Garou: Mark of the Wolves, foi lançado em 1999 e chegou a ter sucessor anunciado, mas após um longo período de silêncio o projeto acabou cancelado.

Apesar da série não receber uma nova iteração desde 1999, muitos personagens de Fatal Fury continuam presentes em ouras séries de jogos de luta como The King of Fighters, também da SNK.


O título final da versão MVS do jogo de luta "FATAL FURY" da série "GAROU-MARK OF THE WOLVES". O novo protagonista guarda rancor do esquecido "Rock Howard" de Geese Howard, criado por Terry Bogard e seu pai, Geese, que se recusou a ajudar sua mãe doente quando ele era jovem. Em busca da verdade de sua falecida mãe, ele decidiu participar do “King of Fighters”. Rock pode realmente alcançar a verdade de sua mãe? !! "Fatal Fury MARK OF THE WOLVES" renasceu completamente com a abolição da "Line Battle", que é a maior característica da série Fatal Fury, e com a introdução de uma série de novos sistemas, como a travagem. Quanto aos personagens participantes, apenas Terry continuou a participar da série Fatal Fury anterior, e todos os outros são novos personagens.

A Franquia teve também anime e manga no Japão grande sucesso em outras mídias também!


Fatal Fury e seus games


Jogos canônicos


Fatal Fury: King of Fighters Datas de lançamento originais: · JP 25 de novembro de 1991 · AN 1991 Anos de lançamento por sistema: 1991 — Neo Geo (MVS, AES) 1992 — SNES 1993 — Sharp X68000, Mega Drive 1994 — Neo Geo CD 2007 — Wii Virtual ConsoleNotas: · Conhecido no Japão como Garō Densetsu: Shukumei no Tatakai (餓狼伝説 ~宿命の闘い~?). · Considerado um dos precursores dos jogos de luta. · Deu origem ao sistema de batalha em dois planos. · Tem como personagens jogáveis apenas os protagonistas Terry Bogard, Andy Bogard e Joe Higashi


Fatal Fury 2

Datas de lançamento originais: · JP 10 de novembro de 1992 · AN 1992 · EU 1992Anos de lançamento por sistema: 1992 — Arcade 1993 — Neo Geo, Sharp X68000, SNES (JP) 1994 — Game Boy, Mega Drive, Neo Geo CD, PC Engine CD, SNES (EUA) 2008 — Wii Virtual ConsoleNotas: · Conhecido no Japão como Garō Densetsu 2: Aratanaru Tatakai (餓狼伝説2 ~新たなる闘い~?). · Adicionados cinco personagens jogáveis, incluindo Kim Kaphwan e Mai Shiranui. · Controles amplamente modificados em relação ao antecessor. · Recebeu em 1993 uma atualização sob o nome Fatal Fury Special.


Fatal Fury 3: Road to the Final Victory

Datas de lançamento originais: · JP 27 de março de 1995 · INT abril de 1995 (Neo Geo AES e Neo Geo CD)Anos de lançamento por sistema: 1995 — Arcade, Neo Geo, Neo Geo CD 1996 — Sega Saturn, Windows (JP) 1998 — Windows (EUA) 2010 — Wii Virtual ConsoleNotas: · Conhecido no Japão como Garō Densetsu 3 Harukanaru Tatakai (餓狼伝説3 遥かなる闘い?).


Real Bout Fatal Fury

Datas de lançamento originais: · JP 21 de dezembro de 1995 · AN 1995Anos de lançamento por sistema: 1996 — Arcade, Neo Geo, Neo Geo CD, Sega Saturn 1997 — PlayStation 2007 — PlayStation Network 2012 — Wii Virtual ConsoleNotas: · Conhecido no Japão como Real Bout Garō Densetsu (リアルバウト餓狼伝説 Riaru Bauto Garō Densetsu?). · Controles simplificados para três botões de ataque. · Adicionada a possibilidade de quebrar os cantos dos cenários e vencer o adversário por ring out.


Garou: Mark of the Wolves

Data de lançamento original: · JP 26 de novembro de 1999Anos de lançamento por sistema: 1999 — Arcade 2000 — Neo Geo AES 2001 — Dreamcast 2005 — PlayStation 2 2009 — Xbox Live Arcade 2015 — iOS, Android, PlayStation Network 2016 — PlayStation 4, PlayStation VitaNotas: · A versão para Dreamcast foi chamada de Fatal Fury: Mark of the Wolves. · Apenas o personagem Terry Bogard retorna dos jogos anteriores, o resto do elenco é composto de personagens novos. · Jogabilidade significativamente modificada, com a ausência de luta em planos. · Teve uma sequência direta proposta em 2005, porém em 2008 a SNK informou que não havia mais planos concretos para o lançamento do jogo.


Jogos não canônicos


Fatal Fury Special Data de lançamento original: · JP 16 de setembro de 1993Anos de lançamento por sistema: 1993 — Arcade, NeoGeo 1994 — X68000, SNES, Game Gear, PC Engine 1995 — Mega-CD 1996 — FM Towns 2006 — PlayStation 2 2007 — Xbox360 2009 — WiiNotas: · Conhecido no Japão como Garō Densetsu Special (餓狼伝説SPECIAL?) · Versão atualizada de Fatal Fury 2. · Acrescentou diversos ao elenco diversos personagens anteriormente não jogáveis. · Ryo Sakazaki de Art of Fighting é um oponente secreto, controlável nas versões caseiras do jogo.


Real Bout Fatal Fury Special

Data de lançamento original: · JP 28 de janeiro de 1997Anos de lançamento por sistema: 1997 — Arcade, NeoGeo, NeoGeo CD, Sega Saturn 1998 — Game Boy, PlayStation 2012 — PlayStation Network, Wii Virtual ConsoleNotas: · Versão atualizada de Real Bout Fatal Fury, com gráficos novos. · Conhecido no Japão como Real Bout Garō Densetsu Special (リアルバウト餓狼伝説SPECIAL Riaru Bauto Garō Densetsu Special?) · Retorno do sistema de batalha em dois planos. · Teve em 1999 uma versão para PlayStation chamada Real Bout Fatal Fury Special: Dominated Mind, trazendo de Real Bout Fatal Fury 2 o personagem, agora jogável, Alfred e o novo oponente White.


Real Bout Fatal Fury 2: The Newcomers

Datas de lançamento originais: · JP 20 de março de 1998 · AN 19 de março de 1998Anos de lançamento por sistema: 1998 — Arcade, Neo Geo, Neo Geo CD 2012 — Wii Virtual ConsoleNotas: · Conhecido no Japão como Real Bout Garō Densetsu 2 The Newcomers (リアルバウト餓狼伝説2 THE NEWCOMERS Riaru Bauto Garō Densetsu The Newcomers?). · Acrescentados dois novos lutadores. · Qualidade gráfica de Real Bout Fatal Fury Special. · Sistema de luta semelhante ao de Real Bout Fatal Fury, com um plano principal e um para esquiva.


Fatal Fury: Wild Ambition

Data de lançamento original: · JP 28 de janeiro de 1999Anos de lançamento por sistema: 1999 — Arcade, PlayStation 2007 — PlayStation Network


Nossa Analise: Não conheci Fatal Fury 1 nos arcade não encontrei aqui perto de casa, mas joguei nos video game e gostei muito, ai um dia em um fliperama que não era perto de casa vi pela primeira vez o Fatal Fury 2 esse sim chamou muito a atenção e quando saiu em revista que tinha golpes secretos que poderia acionar quando estivesse com a barra piscando aquilo foi fantástico, surpreendente, e depois so foi melhorando, não joguei muito o 3 mas o Real Bout marcou época, joguei muito nos arcades quando eu trabalhava de Office-boy, muito bom para passar as horas e viciante também, a franquia e ótima e seu ultimo jogo estava lindo pena que não saiu mais, mas existe esperança ainda, bora jogar mais Fatal Fury!


Comentarii


bottom of page