top of page

Games - 30 Anos de Sonic!

  • Foto do escritor: Augusto
    Augusto
  • 23 de jun. de 2021
  • 5 min de leitura

Atualizado: 19 de jul. de 2021

APC - Comemorações Games indica 30 anos de Sonic da empresa Sega, o mascote oficial, um jogo lindo e divertido, nada fácil, mas diversão pura, lançado em junho de 1991, feito para bater de frente com o mascote da Nintendo. Sucesso ate nos dias atuais com diversas continuações e derivados essa e nossa dica!

Sonic the Hedgehog é um jogo eletrônico de plataforma produzido pela Sonic Team e publicado pela Sega para o Sega Genesis/Mega Drive. Foi lançado originalmente na América do Norte em 23 de junho de 1991 e na região PAL no mês seguinte. O jogo segue a história do ouriço antropomórfico chamado Sonic em sua missão de derrotar o Doutor Eggman, um cientista que aprisionou animais em robôs e roubou as mágicas Esmeraldas do Caos. A jogabilidade de Sonic the Hedgehog envolve coletar anéis como forma de ganhar vidas e um esquema de controle simples, com saltos e ataques controlados por um único botão.



O desenvolvimento começou em 1990, quando a Sega ordenou a sua equipe de produção AM8 a criação de um jogo com uma mascote para a empresa. Depois de considerarem várias sugestões, eles escolheram um ouriço azul com espinhos ao longo de sua cabeça e espinha e se renomearam "Sonic Team" para combinar com a personagem. Sonic the Hedgehog, projetado para ter uma jogabilidade rápida, foi influenciado pelos jogos da série Super Mario, criada por Shigeru Miyamoto. O jogo usa uma técnica inovadora que permite ao sprite de Sonic rolar ao longo de um cenário curvo, originada numa demonstração criada pelo programador Yuji Naka. A música foi composta por Masato Nakamura da banda de J-pop Dreams Come True.



O jogo foi bem recebido pela crítica, sendo considerado um dos melhores da história, com elogios dados aos seus efeitos visuais, áudio e jogabilidade. Além disso, foi comercialmente bem sucedido, estabelecendo o Genesis/Mega Drive como um dos consoles-chave da era de 16 bits, permitindo-lhe competir com o Super Nintendo Entertainment System da Nintendo. O jogo também recebeu vários portes e inspirou a criação de vários clones, gerando uma franquia de sucesso nos anos seguintes, bem como adaptações para outros meios de comunicação.


Enquanto os primeiros jogos da série eram jogos de plataforma em side-scrolling, posteriormente os jogos da série foram expandidos em vários outros gêneros e sub-séries, como Mario & Sonic at the Olympic Games e a série Sonic Boom. Até 2016, a série vendeu mais de 80 milhões de cópias físicas de jogos, e mais de 350 milhões de unidades quando combinados com relançamentos e downloads para celulares. Fora dos video-games, a franquia também já foi divulgada em outras mídias, incluindo desenhos animados, anime e uma longa série de histórias em quadrinhos, que foi reconhecida como a mais longa história em quadrinhos baseada em um video-game já publicada pelo Guinness World Records, e agora com filmes também!


Quase todos os jogos da série apresentam um ouriço antropomórfico azul chamado Sonic como o personagem do jogador central e protagonista. Os jogos detalham a tentativa de Sonic e seus aliados de salvar o mundo de várias ameaças, principalmente o gênio do mal Dr. Ivo "Eggman" Robotnik, o antagonista principal da série. O objetivo principal de Robotnik é governar o mundo; para conseguir isso, ele geralmente tenta destruir Sonic e adquirir as poderosas Esmeraldas do Caos.


Continuações e Spin-off



O primeiro jogo do Sonic, Sonic the Hedgehog, era um jogo de plataforma lançado em 1991que apresentava o protagonista Sonic correndo pelos níveis do jogo para impedir os planos do Doutor Robotnik de dominar o mundo.O jogo se focava na habilidade de Sonic de correr e pular a altas velocidades com o uso de springs, slopes e loop-the-loops.Sua sequência, Sonic the Hedgehog 2, um jogo de plataforma de 1992, aumentou a variedade e a velocidade da jogabilidade da série e foi o segundo jogo mais vendido do Mega Drive de todos os tempos. O jogo introduziu o parceiro de Sonic, Miles "Tails" Prower, que seguia Sonic pelo jogo, e o movimento "spin dash", que permitia a Sonic ganhar propulsão rapidamente quando parado. A próxima sequência, Sonic the Hedgehog 3, foi lançado em 1994.O jogo introduziu um movimento de defesa temporária, adicionou novos tipos de escudo, e permitia que Tails voasse sendo controlado pelo jogador. O jogo também introduziu um novo personagem, Knuckles the Echidna, que serviu como um antagonista adicional ao lado do Doutor Robotnik.Sonic & Knuckles, lançado em 1994, introduziu Knuckles como um personagem jogável com habilidades de voo planado e escalada de parede. e permitiu aos jogadores conectar Sonic the Hedgehog 3 no topo do cartucho de Sonic and Knuckles. Isso permitia que se jogasse o jogo como ele foi desenvolvido originalmente;os jogos eram para ser um só, mas foram separados por problemas de espaço e tempo.


Spin-off

Pinball

Quebra-cabeça

Corrida


Listado todos os jogos que são muitos do Sonic para todas as plataformas segue o link:


Curiosidade: Michael Jackson foi o responsável pela composição da trilha sonora de Sonic 3.

Algumas das canções, inclusive, são remixes de músicas do Rei do Pop.

No entanto, o astro já estava envolvido com os escândalos sobre pedofilia e a Sega achou que seria melhor não relacionar o nome de Michael Jackson a um produto voltado para o público infantil. Após a morte do cantor, a empresa confirmou que ele, realmente, esteve envolvido no projeto.

A primeira aparição do personagem não foi em seu próprio jogo! Sonic fez sua estreia no jogo de corrida Rad Mobile, em que ele era um adereço pendurado no para-brisa do carro.


Alex Kidd já havia se tornado uma espécie de "mascote não-oficial" da Sega no Master System, mas a empresa queria um personagem capaz de bater de frente com o Mario da rival, Nintendo.


Sonic surgiu com a premissa de modernizar. Por isso, o personagem é cheio de atitude e conversa com um público mais jovem, além de suas cores remeterem ao logo da empresa.

O personagem também é super veloz para demonstrar como o poder do novo console da Sega era superior ao da Nintendo, além de seu jogo contar com algo inovador para a época: Plataformas curvas. Por isso o game abusa dos impressionantes loopings, através dos quais era tão divertido correr.


Veja mais no site legião de heróis segue o link

E veja também esse vídeo do canal do youtube Fiaspo mostrando a evolução do Sonic


Nosso Ponto de Vista: uma das maiores franquia de games, uma porrada de jogos para quase todos os consoles, Sonic foi um dos maiores acerto da Sega, tanto para bater de frente com o mascote Mario da Nintendo, como para diverti toda uma geração que até hoje recebe games novos dessa franquia, que não só de games, como teve desenhos, história de quadrinhos e agora com filmes no cinema, se já fazia a alegria antes no Mega drive ou Máster System, hoje continua fazendo nos vídeo games atuais parabéns para o Sonic, essa e nossa dica!



Comments


bottom of page