top of page

Games – 33 anos de Ninja Gaiden da Tecmo

  • Foto do escritor: Augusto
    Augusto
  • 9 de dez. de 2021
  • 7 min de leitura

APC – Indica, comemorações games 33 anos de Ninja Gaiden da Tecmo, uma franquia de jogos que continua na ativa ate na nova geração de vídeo games, super divertido que pegou na onda dos ninjas dos anos 80, se você não conheci confere agora essa e nossa dica!

Ninja Gaiden ( NINJA 外 伝) é uma série de games de ação da Tecmo que tem como protagonistao ninja Ryu Hayabusa . A série era originalmente conhecida como Ninja Ryukenden (忍者 龍 剣 伝, Ninja Ryūkenden , "Lenda da Espada do Dragão Ninja") no Japão. A palavra " gaiden " no título do Ninja Gaiden norte-americano significa "história paralela" em japonês. A versão arcade original, os dois primeiros jogos Nintendo Entertainment System e Game Boy foram lançados como Shadow Warriors em Regiões PAL . Em 2008, a série vendeu mais de 7,7 milhões de cópias.


A série ganhou popularidade no NES de 8 bits por sua jogabilidade de plataforma de ação, música cativante e, de acordo com o X-Play do G4 , por ser o primeiro jogo de console a ter a história apresentada em cenas cinematográficas . A trilogia de 8 bits foi aprimorada para o Super NES de 16 bits em 1995. A Sega também lançou dois jogos Ninja Gaiden para Game Gear e Master System , o último apenas para regiões PAL. Um novo jogo, intitulado Ninja Gaiden , foi lançado em 2004 como um jogo de ação 3D para Xbox , desenvolvido pela Team Ninja , os criadores de Morto ou Vivo . A franquia Ninja Gaiden é conhecida por seu alto grau de dificuldade, particularmente a versão original para NES e o revival do Xbox.


De acordo com a Eurogamer , a jogabilidade da franquia de arcade Strider foi uma influência vital na encarnação moderna da franquia Ninja Gaiden .


A versão arcade de Ninja Gaiden (lançado em 1988, no Japão, América do Norte e Europa) era um beat 'em up no estilo Double Dragon , no qual o jogador controla um ninja azul sem nome (vermelho para um segundo jogador) enquanto ele viaja para várias regiões dos Estados Unidos (como Nova York , Las Vegas e o Grand Canyon ) para derrotar um culto maligno liderado por um descendente fictício de Nostradamus , que está tentando cumprir pessoalmente a profecia de seu ancestral sobre a ascensão de um rei do mal em 1999. O jogador possui uma variedade de técnicas, como um lançamento de pescoço voador e um salto para trás. O jogador pode obter power-ups jogando personagens em objetos de fundo, como luzes de rua e lixeiras. O jogador luta principalmente com as próprias mãos, embora uma espada também possa ser usada por um tempo limitado como um power-up; ele também pode usar objetos ambientais aéreos como um suporte a partir do qual ele pode desferir ataques de chute mais poderosos. Embora o jogo se desenrole em ambientes diferentes, existem basicamente apenas cinco tipos de inimigos, todos os quais aparecem em todos os níveis (embora alguns níveis tenham tipos de inimigos extras). O jogo é lembrado por sua infame tela de continuação (onde o personagem do jogador é amarrado ao solo sob uma serra circular descendente ).


O jogo de arcade original Ninja Gaiden recebeu várias portas para os computadores Amstrad CPC , Commodore 64 , Commodore Amiga e ZX Spectrum . A versão Amiga em particular, manteve quase todos os gráficos e funcionalidades do jogo original, incluindo a jogabilidade cooperativa para dois jogadores e a introdução. Todas essas versões, desenvolvidas pela Ocean Software , só foram lançadas na Europa como Shadow Warriors . Uma porta MS-DOS do Ninja Gaiden original também foi desenvolvida pela Hi Tech Expressions , desta vez para seu lançamento na América do Norte como Ninja Gaiden , ao contrário das outras versões para computador. No entanto, ele apresentava uma mecânica de jogo simplificada e uma paleta de 16 cores. Por último, ele foi transferido para o sistema portátil Atari Lynx . Uma versão emulada do jogo de arcade existe na atualização da versão do Xbox Ninja Gaiden Black como um recurso bônus e também estava disponível através do serviço de download do Wii Virtual Console da Nintendo .


O primeiro Ninja Gaiden para o Nintendo Entertainment System foi lançado no Japão em 9 de dezembro de 1988, nos Estados Unidos em março de 1989 e na Europa em 15 de agosto de 1991. Um ninja chamado Ryu Hayabusa encontra uma carta de seu pai desaparecido recentemente, Ken, dizendo a ele para ir para a América e se encontrar com o arqueólogo Dr. Smith. Dr. Smith diz a Ryu que duas estátuas escondidas pelo pai de Ryu e pelo médico têm o poder de acabar com o mundo se unidas. Ryu acaba na América do Sul e enfrenta Jaquio , um líder de uma seita maligna que quer reviver o antigo demônio chamado "Jashin" e responsável pelo ataque a Ken Hayabusa .


Embora o jogo de arcade em si tenha pouca ou nenhuma conexão com a trilogia NES posterior ou o renascimento do Xbox, certos aspectos dele foram transportados para o primeiro título NES. O primeiro estágio no jogo NES é uma adaptação solta do primeiro estágio no jogo de arcade e a cut scene de abertura no jogo NES lembra vagamente a introdução na versão de arcade. Ambos os jogos também apresentam sósias de Jason Voorhees e o chefe final no jogo de arcade lembra vagamente o Bloody Malth do jogo NES. O jogo introduziu muitos dos elementos básicos da série, incluindo cenas cinematográficas, o Windmill Shuriken semelhante a um bumerangue, e as técnicas mágicas chamadas Artes Ninja. Para usar as artes ninja, os jogadores devem coletar power-ups. Cada arte consome um certo número de power-ups.


Um porte foi desenvolvido por Hudson para o PC Engine apresentando gráficos aprimorados, música retrabalhada e dificuldade rebalanceada. Uma versão portátil de LCD produzida pela Tiger Electronics foi lançada em 1988, que também teve uma sequência.


A Sega , sob licença da Tecmo , desenvolveu três jogos, mas acabou lançando apenas dois: um para o Master System e outro para o Game Gear , ambos com o título Ninja Gaiden em todo o mundo, marcando a primeira vez que um jogo da série foi lançado com o Ninja Nome de Gaiden no Japão e na Europa.

Lançado na Europa, Austrália e Brasil em 1992 para o Master System, este jogo tem mecânica de jogo semelhante aos jogos NES, embora Ryu salte nas paredes em vez de se agarrar a elas, como os jogos 3D posteriores. O jogo apresenta um novo enredo, personagens e cenários, não conectado a nenhum dos outros jogos Ninja Gaiden .


Lançado no Japão, América do Norte e Europa em 1991 para o Game Gear , este jogo não era muito parecido com nenhum dos outros jogos Ninja Gaiden. Ele apresentava uma tela menor, sprites de personagens maiores, velocidade de jogo mais lenta e, ao contrário dos jogos NES e Master System, que eram mais orientados para a ação de plataforma, este era mais um jogo de rolagem lateral linear.


A Mega Drive / Genesis versão do Ninja Gaiden estava em desenvolvimento pela Sega em algum momento de 1992. Foi planeado para ser um cinto de rolagem de estilo beat-'em-up semelhante à versão arcade de Ninja Gaiden , em vez de seguir o formato de jogo de plataforma side-scrolling da trilogia NES. A trama teria envolvido Ryu viajando para os Estados Unidos a fim de rastrear um par de irmãos ninjas chamados Jin e Rika que se tornaram rebeldes ao roubar os Pergaminhos Secretos de Huma (uma romanização alternativa do nome "Fūma"). A versão do Mega Drive não é uma versão do jogo de arcade, mas alguns dos estágios (como um cassino) e personagens inimigos (como os punks usando máscaras de hóquei) são semelhantes, embora a mecânica de jogo seja muito diferente.


A história do lançamento de Ninja Gaiden em 2004 e suas sequências foram estabelecidas como uma preludio, ocorrendo antes da trilogia NES original. A história principal do jogo envolve Ryu Hayabusa em uma missão para recuperar a Dark Dragon Blade das mãos do mal depois que a maior parte de seu clã foi exterminada.


O jogo foi lançado exclusivamente no Japão nas plataformas móveis como uma preludio do primeiro título NES em 2004. O jogo é um ato curto e único que retém os elementos da trilogia clássica da Nintendo.


A série foi revivida após vários anos com o lançamento de Ninja Gaiden para o Xbox em 2004 . O título foi desenvolvido ao longo de cinco anos pelo desenvolvedor Tomonobu Itagaki e seu Team Ninja , e eventualmente lançado com grandes vendas e aclamação da crítica.

Uma edição atualizada com novos conteúdos, modos e recursos foi lançada no ano seguinte com o nome de Ninja Gaiden Black . Mais tarde, uma versão aprimorada dirigida por Yosuke Hayashi foi feita para o PlayStation 3 como Ninja Gaiden Sigma , lançado em 3 de julho de 2007. Esta versão teve seus gráficos retrabalhados para padrões de alta definição , e Rachel como personagem jogável. Em 2012, a versão atualizada do jogo Sigma foi um título de lançamento para o PlayStation Vita , intitulado Ninja Gaiden Sigma Plus. Ele adicionou alguns novos trajes para os personagens jogáveis, controles de toque e tornando os ataques ninpo mais fortes, e uma nova lista de troféus para o jogo.


O jogo foi bem recebido com uma pontuação de 94% no Metacritic . A revista de jogos EGM premiou-o como o melhor jogo do ano para Xbox.


Ninja Gaiden: Master Collection é uma compilação de Ninja Gaiden Sigma , Ninja Gaiden Sigma 2 e Ninja Gaiden 3: Razor's Edge , anunciada pela primeira vez via Nintendo Direct em 17 de fevereiro de 2021. Foi lançada no Microsoft Windows via Steam , Nintendo Switch , PlayStation 4 e Xbox One em 10 de junho de 2021, marcando a primeira vez que os jogos Sigma foram lançados nas plataformas Nintendo e Xbox, e a primeira vez que a trilogia moderna foi lançada para PC.


Em 24 de março de 2021, antes do lançamento de Ninja Gaiden: Master Collection , o Team Ninja deu a entender sobre uma nova sequência.


Em 2 de abril de 2021, o produtor de Ninja Gaiden , Fumihiko Yasuda, disse à Game Rant que gostaria de fazer um spin-off feminino enquanto discutia seus novos recursos. Contaria com Kasumi , Ayane , Momiji e Rachel .


OVA Ninja Ryūkenden foi lançado em 1991, apenas no Japão. O traje de Ryu foi mudado para este anime.


Uma história em quadrinhos prequela baseada em Yaiba: Ninja Gaiden Z foi publicada pela Dark Horse Comics e escrita por Tim Seeley e Josh Emmons conta a história de como a espada Yaibas veio a ser conhecida como Heartless.


Nosso Ponto de Vista: conheci a franquia do Ninja Gaiden no Nintendinho e já conheci pelo Ninja Gaiden 3 um dos melhores feito para o Nintendinho naquela época, era super divertido, depois atreves de emuladores para celular joguei os outros e gostei muito também, fora os novos do Playstation 3 que são espetaculares muito bom essa franquia se você não conhece de uma chance até para os clássicos que são as versões antigas essa e nossa dica!

Comments


bottom of page