Games – 35 Anos de Castlevania da Konami
- Augusto
- 26 de set. de 2021
- 3 min de leitura
APC- Comemorações games, 35 anos de Castlevania da Konami, veja a história dessa franquia e do seu primeiro jogo de 1986 essa e nossa dica!
Castlevania é uma série de jogos eletrônicos de ação e aventura sombria desenvolvida pela empresa japonesa Konami. A série foi criada no Japão e seu título de estreia foi lançado em 26 de setembro de 1986 para o Famicom Disk System, intitulado Akumajō Dracula.
A série é uma das mais famosas franquias de jogos desta empresa e uma das mais vendidas de todos os tempos, com seus títulos se tornando um ponto de referência na criação de jogos de plataforma e ação, originando o subgênero metroidvania. Além de receber vários spin-offs e conversões, a série se expandiu para outras mídias, incluindo comic books e uma série animada da Netflix. A versão Symphony of the Night, a mais aclamado título da série, figura em diversas listas de melhores jogos de todos os tempos, enquanto Super Castlevania IV e Aria of Sorrow são considerados como alguns dos melhores jogos de seus respectivos consoles.
A história dos jogos está geralmente ambientada no castelo Castlevania, do Conde Dracula, que é o principal antagonista da série. Inspirado no personagem epônimo do romance de Bram Stoker e na personalidade histórico de Vlad Drakul, o Empalador. Um vampiro e mago, que ressuscita a cada 100 anos e assume o papel de chefe final de quase todos os jogos. A ambientação é em grande parte medieval. Os principais protagonistas são os caçadores de vampiros do clã Belmont, que precisam eliminar a ameaça de Dracula a cada vez que ele renasce, usando armas como o chicote sagrado Vampire Killer, água benta, estacas de madeira, e em alguns casos habilidades mágicas.
Em 2010, em uma parceria entre a Konami, MercurySteam, e Kojima Productions, a série passou por um reboot que se iniciou com o jogo Lords of Shadow, o título da série mais bem sucedido até então. Lords of Shadow 2, lançado em 2014, é o último jogo da nova cronologia.
Desde o lançamento original, Castlevania recebeu várias análises positivas. O jogo vendeu impressionantemente bem e foi considerado um clássico pela Retro Gamer e IGN.
Em 2001, a Game Informer o listou como o 48º melhor jogo já criado, afirmando que sua jogabilidade definiu o padrão da indústria. Tim Turi afirmou que o Castlevania original tornou a série "lendária", e o chamou de uma "experiência essencial da série".
Em 2006, a Nintendo Power o considerou como o 22º melhor jogo feito em um console Nintendo na sua lista de "200 melhores jogos", e em agosto de 2008 como o 14º melhor jogo do NES.
A IGN o colocou em 19º na sua lista de melhores jogos do NES, elogiando sua dificuldade, jogabilidade, trilha sonora, e visuais. Lucas M. Thomas, mencionou o realismo relativo das armas, e o elogiou por não se levar tão à sério enquanto promovendo um ambiente amedrontador, com a combinação desses elementos e outros pontos culminando em um comentário sobre o jogo ser "único e maravilhoso", que influenciou futuros jogos da franquia. Mark Birnbaum avaliou a versão para Virtual Console, e afirmou ter pessoalmente gostado da dificuldade e do design, mas comentando que pessoas que se frustravam rapidamente prefeririam o sucessor, Castlevania IV.Lucas M. Thomas incluiu a versão de 25º aniversário da série em uma lista de aniversários esquecidos que aconteceram em 2011, comentando achar estranho Castlevania ter tantos títulos antes de seu 25º aniversário e apenas um título em 2011.
A GameZone o considerou o 8º melhor jogo da franquia, com Robert Workman, editor da revista, comentando que o título envelheceu bem e que trouxe grande valor para o Wii Virtual Console.
A Retro Gamer o chamou de um dos jogos mais duradouros já criados, apontando que sua capacidade de apresentar uma atmosfera adulta e desafiadora era mais importante do que sua jogabilidade única.
Kurt Kalata, da 1UP.com, o elogiou pelo nível de dificuldade e design visual realista.
A Classic NES Series, que relançou o jogo, foi recebida com análises mistas, alcançando nota agregada de 74/100 no Metacritic e 71% no GameRankings.
Nosso Ponto de Vista: lembro de ter jogado o primeiro Castlevania em uma feira que se chamava UD utensílios domésticos, e o jogo era muito bom era lançamento do Dynavision 2, boas recordações da minha infância, joguei o game também do Playstation 3 muito bom, e pra mim o melhor da franquia e o do Playstation 1 e um clássico muito bom, essa e nossa dica quem nunca jogou que jogue até os antigos que você vai gosta!
Comments