top of page

Games - Retrô antigos do Sega Saturn

  • Foto do escritor: Augusto
    Augusto
  • 21 de mai. de 2021
  • 4 min de leitura

Atualizado: 4 de ago. de 2021

APC - Indica, 3 games do antigo e bom do Sega Saturno, seleção maravilhosa desde jogo de aventura, corrida e luta, conferi em nossa dica.

  • Daytona USA

  • Fighting Vipers

  • Guardian Heroes

Daytona USA é um jogo de corrida para arcades lançado pela Sega em 1994. Tomando por base a estrutura básica apresentada no jogo Virtua Racing de 1992, aproveitou-se de uma plataforma mais moderna para apresentar os gráficos com maior fluidez vistos até então. Sucesso de crítica, é considerado por muitos o jogo para arcades mais bem sucedido de todos os tempos.

O jogo deu um grande pulo no quesito multijogador, com a possibilidade de se interconectar até quatro gabinetes duplos, ou oito gabinetes deluxe, para criar uma competição entre oito jogadores. Os gabinetes Deluxe possuíam ainda uma câmera de vídeo direcionada para o banco do motorista que oferecia a opção de mostrar as expressões faciais do jogador em uma tela separada.


Outras características do jogo são a trilha sonora fenomenal - tradição nos jogos da Sega para arcades - e uma jogabilidade simples, que não priorizava o realismo e sim a diversão, com colisões fantasiosas e cheias de efeitos, tornando o seu aprendizado inicial fácil e de certo modo, viciante.


Daytona USA é o arcade de maior faturamento de todos os tempos; nenhum jogo antes ou depois dele chegou perto de vender tantas unidades (oficialmente) ou movimentar o faturamento dos donos de casas de fliperamas.


Daytona USA foi convertido para Sega Saturn para o lançamento ocidental do console em 1995 e para Microsoft Windows em 1996. Ambas apresentavam uma taxa de frames (frame rate) inferior a da versão arcade, e ainda reduzia a visibilidade do cenário para apenas as partes mais próximas do jogador. A imprensa e os fãs se desapontaram e expressaram claramente a preferência pela versão de Ridge Racer para PlayStation lançado na mesma época, apesar de muitos argumentarem que a jogabilidade de Daytona USA ainda era superior apesar da desvantagem técnica.


Fighting Vipers é um game de luta 3D desenvolvido pela Sega AM2 . Ele usa o mesmo motor de jogo do Virtua Fighter 2 do AM2, mas apresenta arenas fechadas e uma mecânica de armadura, e foi direcionado mais para o público ocidental, usando um cenário americano e estilos mais livres de artes marciais. O jogo foi lançado no fliperama em 1995 usando ohardware Sega Model 2 . O jogo foi portado para o Sega Saturn e para a PlayStation Network e Xbox Live Arcade em 2012. Though Fighting Vipersnão era muito popular nos fliperamas norte-americanos, a versão Saturn foi um dos jogos de maior visibilidade na programação de férias de 1996 do sistema, e recebeu críticas positivas.



Fighting Vipers foi desenvolvido usando o mesmo motor de jogo que foi usado pela primeira vez para Virtua Fighter 2 , e usa uma placa de arcade quase idêntica, embora com velocidade de processamento um pouco mais rápida. Ao contrário do Virtua Fighter 2 , não há ring-outs; o produtor Yu Suzuki afirmou: "Recebemos comentários sobre os ring-outs em VF indicando diferentes mudanças, [ sic ] e assim para FV a luta pode continuar impiedosamente."


No Japão, a Game Machine listou o Fighting Vipers em sua edição de 15 de dezembro de 1995 como o jogo de arcade mais popular da época. Era consideravelmente menos popular nos fliperamas norte-americanos.


Revendo a versão de arcade, um crítico da Próxima Geração chamou Fighting Vipers "um jogo bonito, altamente polido, renderizado em polígono e mapeado por textura, apresentando novos personagens, arenas fechadas sem precedentes (para um lutador 3D), um conjunto ligeiramente diferente de luta estratégias usando armadura e um estilo de visualização mais cinematográfico. " Ele também elogiou as combinações de botões mais intuitivas usadas para executar movimentos. Apesar disso, ele concluiu que o jogo não se compara aos jogos de luta recentes, principalmente devido aos designs de personagens "tensos": "Raxel, Jane, Picky, Sanman são inegavelmente modernos e definitivamente nada cool ... Eles carecem do engenhoso, gracioso movimentos de VF2 ' s Lau, Sarah, ou Pai ".


Guardian Heroes é um jogo eletrônico do gênero beat 'em up, produzido pela desenvolvedora de jogos eletrônicos japonesa Treasure e publicado pela Sega, lançado para Sega Saturn em 1996. Guardian Heroes é um jogo de luta side scrolling em duas dimensões como Final Fight ou Golden Axe, mas com elementos de RPG; a equipe de desenvolvimento chegou a descrever o jogo como um "RPG de luta". Uma sequência foi lançada para Game Boy Advance chamada Advance Guardian Heroes.



O jogo permite que o jogador altere a história a partir de suas ações; ações como escolher um de diversos caminhos possíveis mudam o final do jogo, assim como matar civis e inimigos gera modificações no medidor de carma. A música do jogo foi composta por Hideki Matsutake, um antigo membro da banda Yellow Magic Orchestra, e Nazo Suzuki. É considerado um clássico cult do gênero beat 'em up.


De acordo com o antigo designer da Treasure, Tetsuhiko "Han" Kikuchi, os jogos Fill-in-Cafe, Mad Stalker: Full Metal Force, e o Alien VS. Predator, um jogo de arcade da Capcom, foram as principais inspirações para o design de Guardian Heroes'. Quando perguntados sobre o motivo da Treasure ter escolhido desenvolver um jogo 2D quando as vendas de jogos de video game eram dominantemente de jogos 3D, e quando quase todos os desenvolvedores de jogos para Saturn focavam estritamente em jogos 3D, um representante da Treasure comentou: "a Treasure desenvolveu um conhecimento gigantesco com o uso de sprites 2D. É uma vantagem que nós gostaríamos manter... Não, nós não pensamos que isso seria arriscado. Na verdade, o risco existe ao tentar criar um jogo novo. Há muitas companhias que tentaram e falharam em criar bons jogos 3D. E outra, jogos 2D e 3D podem coexistir sem problemas."


veja também o vídeo do canal Poeira Jogos sobre o Sega Saturno


Nosso Ponto de Vista: Joguei os 3 jogos alguns em versão arcades como no caso do Daytona, era horário de almoço no centro de São Paulo, íamos no fliperama da 7 de abril, e jogava eu e os funcionários e nosso chefe, era diversão pois as maquinas do Daytona era compartilhada e ficávamos um fechando o outro era uma zuera só, o Fighting Vipers joguei já no velho e bom Sega Saturno de um colega meu, jogos de luta era sempre diversão não importava se era 3d ou 2d e o Guardian Heroes também, o mais legal no Guardian era fazer combo em todos os inimigos era uma soma elevada de combos era muito bom, jogo super divertido que deveria ter tido mais sequencias em outros consoles, essa e nossa dica.




Comments


bottom of page